Muitas vezes nos deixamos levar pelo que lemos na internet ou pelo que as pessoas nos dizem. Temos a mania de sempre julgar certo o que fazemos e a maneira que fazemos. Mas nem sempre o que lemos por aí é verdade ou se aplica em todos os casos.

Se tratando de roedores, tem muito amadorismo escrito em blogs pela internet. Quem nunca errou que atire a primeira pedra! Mas sempre há tempo pra fazer as coisas da maneira certa, basta aceitar e querer.


Photo by nkgws On Flickr

Hamsters são animais onívoros, ou seja, fazem parte da sua dieta tanto sementes e vegetais, como proteína animal. Além de enjoarem facilmente de um alimento, eles precisam de uma dieta variada,  balanceada e rica em vitaminas. Isso evitará que futuramente o pet tenha doenças e aumentará sua expectativa de vida.

O Alimento principal para o hamster é o Alimento Extrusado. Ele é rico e possui os nutrientes que seu amiguinho precisa. No nosso mercado temos algumas opções, porém estas são as que indicamos: Nutriroedores, Nutrópica, Three Birds Premium Pequenos Roedores, Mini Coelho Zootekna (Antiga Pet Valle Coelhos), Serelepe. As duas últimas não possuem corantes. A Nutriroedores possui muita gordura e deve ser balanceada com outra ração, e a Nutrópica possui teor de fibra acima do recomendado e também deve ser combinada com uma das outras.

A mistura de sementes é um alimento muito interessante, mas dependendo da qualidade do mesmo, ele torna-se opcional. Porém, se você optar por fornecer esse alimento ao seu animal, procure as melhores marcas que têm no mercado. É só completar o pote com a mistura de rações, lembrando sembre que a melhor escolha para utilizar como base da alimentação é a Ração Extrusada. Como os mixes comerciais são de péssima qualidade, a Ração Extrusada é a opção mais indicada e seus benefícios comparados com o uso apenas do mix são relativamente visíveis.

Outra parte completamente importante na alimentação dos hamsters são os vegetais. Algumas pessoas de outros países costumam classificar os hamsters como "mainly herbivores", por este animal ser prioritariamente um comedor de vegetais. 

Capim 

O principal deles é a grama (ou capim). Esse alimento pode ser oferecido diariamente, porém caso seu hamham não esteja acostumado a consumí-lo, introduza gradualmente à sua alimentação para que o intestino não desregule.

Algumas pessoas plantam grama em potinhos e deixam disponíveis na gaiola ou terrário do hamster. Não é uma ideia legal?

Ervas e flores

Ervas e flores também devem fazer parte da alimentação. Camomila, hibisco, calêndula, melissa, erva cidreira, folhas de amora, pétalas de rosa e etc são bastante apreciados. Esses alimentos podem ser oferecidos individualmente ou misturados ao mix. Salsinha, coentro, hortelã, manjericão e etc podem ser oferecidos ao natural. Evite alimentos que tenham sido pulverizados com herbicidas ou fertilizantes, pois os mesmos são tóxicos.

Grãos, cereais e sementes

Uma variedade de grãos, sementes e cereais fazem parte da dieta do hamster. Os anões devem comer mais sementes pequenas (as de pássaro) e os sírios devem comer maior parte de cereais.

Você pode variar muito no cardápio do seu hamster. Isso vai ajudar a manter sua saúde forte. Veja alguns exemplos de sementes que poderão ser adicionadas ao mix:

Milheto (painço), aveia, centeio, linhaça (algumas sementes por dia), perila, semente de abóbora (petisco), sorgo, grão de trigo.

Tome cuidado com a dose de sementes de girassol que o seu animal ingere, pois é um alimento gorduroso que em excesso pode causar obesidade e doenças no seu Hamster. O mesmo vale para o amendoim! E sempre remova o milho das misturas, pois é um alimento que em 99% das vezes vem com fungos (pois são o resto do milho utilizado pra consumo humano) e isso poderá causar sérias consequências. Outro fator é a aflatoxina, uma toxina cancerígena que pode estar presente no milho e no amendoim. Remova também o feijão, caso contenha na mistura. Fique de olho nos rótulos.

Leia mais sobre os prós e contras do mix de sementes comercial clicando aqui.

Verduras, frutas e legumes

Verduras como couve, alface, chicória, almeirão, catalônia e etc podem ser oferecidos em pequenos pedacinhos todos os dias. Junto das verduras ainda podem ser oferecidos os legumes da preferência do seu hamster.

As frutas não são parte essencial da alimentação, portanto devem ser oferecidas em moderação: um pequeno pedaço ou uma pequena fruta uma ou duas vezes na semana.

A proporção de verduras e legumes varia de acordo com a espécie: Sírios consomem uma rodela de cenoura, enquanto Anões consomem a metade. Se baseie nessa medida. Porém, oferecer uma quantidade maior não é tanto problema já que os hamsters apenas comem até se satisfazer. O importante é recolher as sobras para que não estraguem e não atraiam insetos e formigas.


Photo by Adrienne on flickr

A alimentação ainda deve ser complementada com proteína animal semanalmente. As opções são: 1 pedacinho de ovo cozido sem sal e sem tempero (a gema não faz mal.), 1 pedacinho de frango cozido sem sal e nem tempero (do tamanho da ponta do dedo) ou ainda oferecer larva de tenébrio molitor vivo, no mínimo três vezes por semana (se o hamster não for obeso, pode ser oferecido diariamente). Outras opções de proteína são a anchova desidratada e o grammarus. Para mais informações confira a postagem sobre proteína animal.

Deixe disponível algum produto para desgaste na gaiola do seu animal, esses alimentos auxiliam no desgaste dos dentes, e sem isso o hamster pode ficar com o crescimento dos dentes acima da média e acabar morrendo por doenças sérias que isso desencadeará (como abscesso).

Qual é a quantidade certa de comida?



Hamsters sempre escondem ou armazenam comida em suas bochechas. Procure colocar comida no potinho todos os dias, mas não encha para que não haja armazenamento excessivo e desperdício. Sempre observe seu animal ao dar alimentos frescos (frutas, proteína animal), faça isso fora da gaiola para que você possa remover os restos de alimento, a fim de evitar que ele estrague na gaiola do seu animal.

Não esqueça de colocar água fresquinha e filtrada no bebedouro todos os dias!


Para mais informações, acesse nossa série de posts sobre alimentação clicando aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...