Hamsters tomam banho? A resposta é não

Photo by fthilliez On Flickr

Para manter a higiene do alojamento do seu hamster, é indicada a limpeza semanal ou quinzenal. Menos que isso acaba estressando o pet, que aloja alimentos por toda a gaiola e demarca seu território com urina. Demarcar tudo novamente e estocar tudo novamente é muito trabalhoso e estressante, por isso, nada de trocar menos que semanalmente!

Pode ser usada a serragem/maravalha, Pipi pet WC ou os dois juntos, e granulado de madeira. Caso o hamster apresente alergias por causa da serragem, pode colocar apenas o Pipi pet WC ou papel higiênico neutro (sem cor e nem cheiro) picado, ou ainda, papel toalha neutro, pois absorve líquidos ainda melhor. Areia de gato muito bem peneirada e livre de qualquer pó poderá ser usada para machos. O pó da areia de gato causa problemas na fêmea (piometra). Não arrisque. Se optar por essa forração, dê preferência às areias do tipo pedrinhas e peneire muito bem.

A lavagem da gaiola e dos acessórios pode ser feita apenas com água corrente e uma escovinha. Em caso de manchas, coloque vinagre puro no local, ele ajuda também a matar as bactérias. Lave os bebedouros, esfregue as tampas com uma escovinha, sem esquecer da rodinha de exercícios e do comedouro. Limpe as grades com um paninho umedecido em água e vinagre e depois seque tudo muito bem com um pano seco e limpo.

Photo by Maarten Dirkse on flickr

Hamsters são limpinhos, se lambem o tempo inteiro. Fazendo a manutenção adequada do alojamento, é impossível que seu hamster cheire mal. Eles não podem tomar banho, pois não conseguem se secar de imediato e a pele úmida acaba por dar fungos, que são letais pra esses roedores. Também não podem de jeito nenhum tomar banho com o famoso “pó de banho”  que é vendido em petshops, e que fabricantes nem se preocupam em remover o hamster do rótulo. Esse pó é próprio pra chinchilas e gerbils, mas em hamsters podem causar alergias respiratórias sérias, dermatite e entupimento das bolsas jugais, onde guardam comida.

Em casos extremos, se o hamster estiver cheirando mal, umedeça levemente um algodãozinho e passe delicadamente sobre o pelo, usando um paninho seco pra remover a umidade quando você acabar. Isso é suficiente pra devolver o odor natural do pelo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...