Hamsters tomam banho? A resposta é não

Photo by fthilliez On Flickr

Para manter a higiene do alojamento do seu hamster, é indicada a limpeza quinzenal. Menos que isso acaba estressando o bichinho, que aloja alimentos por todo alojamento e demarca seu território com urina. Demarcar tudo novamente e estocar tudo novamente é muito trabalhoso e estressante, por isso, nada de trocar menos que semanalmente! Lembrando que, quanto maior o alojamento, mais durabilidade a forração terá! É só seguir as nossas dicas de tamanho e profundidade de forração desse post.

Spot cleaning é uma ótima opção para hamsters que usam apenas um local pro xixi: tira a sujeira só daquele canto e repõe um substrato novo. Fica zero!

Caso o hamster apresente alergias por causa da serragem, pode colocar apenas papel higiênico neutro (sem cor e nem cheiro) picado, ou ainda, papel toalha neutro, pois absorve líquidos ainda melhor. Areia de gato muito bem peneirada e livre de qualquer pó poderá ser usada. Se optar por essa forração, dê preferência às areias do tipo pedrinhas e peneire muito bem, a fim de evitar problemas respiratórios.

A lavagem dos acessórios pode ser feita apenas com água corrente e uma escovinha. Em caso de manchas, coloque vinagre puro no local, ele ajuda também a matar as bactérias. Lave os bebedouros, esfregue as tampas com uma escovinha, sem esquecer da rodinha de exercícios e do comedouro. Depois seque tudo muito bem com um pano seco e limpo.

Photo by Maarten Dirkse on flickr

Hamsters são limpinhos, se lambem o tempo inteiro. Fazendo a manutenção adequada do alojamento, é impossível que seu hamster cheire mal. Eles não podem tomar banho, pois não conseguem se secar de imediato e a pele úmida acaba por dar fungos, que são letais pra esses roedores. Também não podem de jeito nenhum tomar banho com o famoso “pó de banho”  que é vendido em petshops, e que fabricantes nem se preocupam em remover o hamster do rótulo. Esse pó é próprio pra chinchilas e gerbils, mas em hamsters podem causar alergias respiratórias sérias, dermatite e entupimento das bolsas jugais, onde guardam comida.

Em casos extremos, se o hamster estiver cheirando mal, umedeça levemente um algodãozinho e passe delicadamente sobre o pelo, usando um paninho seco pra remover a umidade quando você acabar. Isso é suficiente pra devolver o odor natural do pelo.

Banho de areia 

O banho de areia é muito importante para os hamsters. Além deles adorarem “rolar à milanesa” para se divertir e espantar o estresse, esse comportamento ajuda a remover a oleosidade e sujeiras do pelo. Gostaria de ressaltar que quando falamos em banho de areia, não estamos mencionando o pó de cálcio para banho, comumente indicado nas lojas de animais. Este talco, além de tóxico, causa problemas respiratórios e alergias de pele.

A areia mais recomendada pelo custo vs. benefício e também  pela  facilidade  de  encontrar  nas seções  de aquarismo, é a areia de quartzo (ou cascalho de rio) Nº 00. Existe também a areia de chinchila, que é feita de pomes e é consideravelmente absorvente, porém, é um produto  importado.

Alguns  hamsters  não  utilizam  a banheira, principalmente da espécie Sírio.  Em alguns casos, o hamster pode utilizar a areia para fazer  suas  necessidades.  Atenção  para  esses  casos,  é necessário trocar regularmente para que o animal não role na sujeira, para não comprometer sua saúde.

Espero que tenham gostado. Até a próxima, hamigos! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...