Nós que temos hamsters sabemos o quanto eles são fofos e fotogênicos. Porém, são animaizinhos bem ariscos e arteiros, que não param um segundo sequer para fotografarmos eles. Na internet podemos encontrar pessoas que amam esses roedores e que também amam fotografia. O resultado nada mais é do que fotos super lindas que nos fazem soltar um "own" de cara, e ao mesmo tempo ficamos nos perguntando por qual motivo não conseguimos fotos assim. Bom, a maioria não tem uma câmera profissional, mas pra tudo tem um jeitinho. Que tal montar um estúdio fotográfico pro seu hamster? Confira nossas dicas super legais e veja como é fácil fazer isso!

Photo by cassiescrue on deviantart

Primeiro, vamos à lista de materiais que você vai precisar. Certeza que você tem todos em casa!

1. Uma caixa de papelão grande
2. Um tecido vermelho (você pode comprar ou usar uma fronha de travesseiro, uma toalha, t-shirt etc)
3. Folhas de papel branco
4. Pregador
5. Cola branca atóxica
6. Tesoura

O primeiro passo é fazer um quadrado em uma das extremidades da caixa, pra você ficar com o braço dentro dela, segurando a câmera.

O segundo passo é forrar a caixa com o tecido. Você pode prender com o pregador, porém terá que tomar muito cuidado na hora de fotografar, para que não apareçam as partes sem fundo. Fica bem feio!

O Terceiro passo é opcional. Fotos com fundo vermelho destacam tanto Hamsters claros, quanto os escuros. Mas você pode forrar com o papel branco, que é um fundo ótimo para aqueles de pelos escuros. Dão um super destaque também! Caso não tenha uma folha tão grande quanto a caixa, use a cola para juntar os pedaços de papel e formar um fundo sem fim, como os de estúdio. Lembre-se que o fundo tem sempre que ser fosco, para casos em que você precise usar o flash.

Veja fotos do exemplo, retiradas do blog amigo "Toca do Hamster":


Na hora de fotografar, faça todos os testes. Verifique e mexa no ISO, veja se consegue tirar fotos boas com e sem o flash, coloque o macro e veja se fica bom, aprimore com todas as funções possíveis, teste a função burst(várias fotos em série) da sua câmera e deixe-a no ponto pra bater as fotos. É melhor preparar tudo antes pra ocorrer tudo certo.

Se você for uma pessoa mais paciente ou se tiver uma câmera profissional, vale a pena montar cenários mais complexos. Pode ser em um ambiente seguro, que não dê pro hamster se esconder, se machucar e nem fugir, ou mesmo dentro de uma caixa maior. Você pode usar sobras de papel de parede, papel de presente (sem brilho) para fazer o fundo sem fim, bichinhos de pelúcia, canecas e outras coisas fofas para enfeitar.

Um conselho super importante é escolher um dia claro, de preferência entre as 7h e 12h. Precisa também ser um dia de "bom humor" do bichinho, caso contrário pode rolar muito estresse. Conte sempre com a ajuda de um petisco pra ele ficar parado. Pode ser um amendoim, uma frutinha, mas nada muito pequeno pois eles terminam muito rápido, às vezes mais rápido que o seu click.

Dica de mestre: Assim como em estúdios fotográficos, você pode fazer uso de um rebatedor. Ele serve pra dissipar as sombras, e é uma ótima solução quando o local que você tem disponível não bate luz dos dois lados. Você pode usar um prato descartável de bolo, aqueles prateados usados pra festa. Pode fazer o seu próprio, usando um pedaço de isopor branco, ou até mesmo encapá-lo com papel laminado. O ideal é usar branco/prateado, mas você pode inovar de acordo com a cor do fundo usado, brincando com a luz dourada, rosa, azul ou a que vier em mente. Pra usá-lo é só colocar em um suporte, do lado oposto à luz, fazendo ele "rebatê-la", ou pode mirar na direção que você quer que a luz reflita. Ah, e você pode chamar os amigos pra segurarem pra você, por que não? Pode ser super divertido!

Fotos super inspiradoras

Photo by cassiescrue on deviantart

Photo by cassiescrue on deviantart

Photo by cassiescrue on deviantart

É isso, espero que vocês tenham gostado e aproveitem muito pra tirar fotos do animalzinho de vocês. Em um outro post eu darei mais dicas preciosíssimas acompanhadas de mais um tutorial pra você arrasar nas fotos do seu Ham. Beijos! :)

Essa postagem foi adaptada da idéia 
original da criadora Cristine Black
com autorização da mesma.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...