O nome roedor vem do famoso hábito que esses animais têm de roer. Mas você já parou pra pensar se esse hábito é apenas um mau hábito ou uma necessidade? Se pensou em necessidade, está correto.

Photo by becceropolis On Flickr

Na natureza, esses animais roem cascas de sementes e de árvores, e isso influencia no desgaste de seus dentinhos. Roedores, incluindo hamsters, têm crescimento de dentes por toda a vida. Isso é devido ao fato de que ao roer, pode ocorrer algum acidente como a queda ou quebra de um dente, e a natureza tem o seu jeito de consertar as coisas. Alguns hamsters nascem com problemas em sua genética, que no caso influenciam no crescimento excessivo dos dentes (Leia aqui). Esses animais, em especial, precisam de uma visita periódica ao Veterinário para fazer o desgaste. Porém, se seu hamster é um hamster saudável, apenas oferecendo alimentos consistentes para que ele roa será suficiente para o controle desse crescimento. Lembrando que, se um Hamster não rói, seu dente não pára de crescer, impedindo que ele coma seus alimentos corretamente e em casos graves, o dente perfura o céu da boca, gerando inflamações, infecções e até a morte. Devemos ser responsáveis e tratar desses animais de forma que sua saúde esteja em perfeito estado. 

No mercado pet existem algumas variedades da pedrinha de cálcio, que auxilia no desgaste dos dentes. A mais popular é a Alcon Rodent, mas existem outras e diversas marcas, e essa pedra pode ficar disponível na gaiola do hamster sempre. Outro alimento que pode ser oferecido (duas vezes na semana) é a Labina. Não é tão fácil de encontrá-la, mas pesquisando em grandes petshops é bem provável que você a encontre. Tem Hamsters que não gostam da pedra de cálcio, assim como tem outros que também detestam a Labina. Resta experimentar e saber qual você oferecerá. Um alimento que pode ser oferecido, mas não é próprio para roedores, é o ossinho para cães. Indicamos o biscoito Carinhos, sabor frutas; o Denta Stix e o Total Equilíbrio. Fora esses, evite dar alimento de cães e gatos pro seu pet, principalmente os com recheio e os que contenham ingredientes como alho em sua composição. 

Entenda que a alimentação com a ração extrusada auxilia no desgaste, mas não nos casos em que o hamster tem crescimento anormal. Não deixe que os dentes do seu bichinho fiquem enormes a ponto de machucá-lo se você pode evitar, oferecendo produtos seguros e recomendados para isso. Cuide da saúde dentária dele, assim como da saúde geral. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...