Já fiz essa mesma pergunta e tenho esse problema em casa. Vamos entender os motivos e o que pode ser feito no caso de um hamster que não usa a rodinha para se exercitar!

Photo by Denney Photography On Flickr


Causas

Fator número 1: O tamanho da rodinha pode ser inadequado pro hamster que você possui. Um hamster anão pode usar as rodinhas de plástico maiores que 13cm, enquanto os sírios precisam de (no mínimo a Silent Spinner M. Um hamster que utiliza uma rodinha com tamanho desproporcional pode desenvolver problemas sérios de coluna. Lembrando que a Silent P não serve pra nenhum hamster!

photo by christine black

Fator número 2: Você já reparou que nos petshops não tem uma rodinha dentro do alojamento dos hamsters? Esse procedimento é feito porque os petshops costumam alojar vários hamsters em uma mesma gaiola, e se tivesse uma rodinha lá, seria um tumulto só, podendo rolar até brigas sérias! Tem hamsters que são mais lentos, e se ele acostumar desde filhote a não rodar, pode ser que ele demore a usar a rodinha na sua casa. Tem casos em que eles não rodam nunca. Isso pode acontecer caso você não adquira um hamster tão filhote assim.

Fator número 3: Hamsters são preguiçosos e dorminhocos. Pode ser bem comum o seu bichinho não se exercitar por pura preguiça mesmo. Infelizmente não tem muito o que se fazer, ainda mais depois que eles atingem a idade adulta.

Fator número 4: Não é raro hamsters apresentarem problemas de coluna. Pode ser genético ou pode ter sido causado pelo uso de uma roda de tamanho indevido. Se o problema incomodar, é certeza que o animal não vai mesmo exercitar, e nesse caso ele vai ser bem mais lento que os outros. Acontece que não só problema de coluna faz com que o hamster não rode, mas qualquer problema de saúde. Porém o seu hamster não usar a rodinha não quer dizer que ele esteja de fato doente.

O que temos de fazer nesses casos é observar o animal, e encontrar a raiz do problema. Se não for notado nenhum sintoma anormal, ele não deve mesmo estar doente. Se a roda estiver dentro do tamanho padrão e mesmo assim o hamster não fizer uso dela, provavelmente esse caso se encaixa no fator 2 ou 3.

Lembre-se que hamsters são animais crepusculares, o que significa que suas atividades serão concentradas à noite e ao amanhecer. Então tire um dia e fique acordado de madrugada pra conferir se ele não roda em seu período ativo, assim todas as duvidas são sanadas. :-)


Photo by htekmo On Flickr
Solução

Um hamster não utilizar a roda pode não ser tão problemático assim. Se a dieta dele é balanceada, sem excesso de gordura ou proteína e se ele não for obeso, não há tanto com o que se preocupar. Se escolher exercitá-lo, pode ser feito o uso de um globo de exercícios, de preferência de acrílico e transparente, tamanho P para anões e M para sírios. O limite diário do uso do globo é 15-20 minutos, mas se o hamster não quiser mais andar pela casa no globo, ele vai dar sinais como urina, fezes e até mesmo ficar sentado, esperando pra sair. Não se esqueça de supervisionar sempre e nunca deixá-lo sozinho enquanto estiver no globo, pois acidentes, embora pequenos, podem acontecer. Essa mesma dica serve pros hamsters que estão um pouco acima do peso (o que nos anões russos é bem comum) e não utilizam a rodinha da gaiola.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...