11/10/2012
O mix se sementes e grãos é vendido em qualquer petshop, duvido que você não tenha um saquinho em casa. Mas como eu disse na postagem sobre alimentação, ele não serve como alimento fíxo, mas sim como um agradinho engordante pro seu pet. Como o chocolate pros humanos, em excesso faz mal, mas de vez em quando é muito bom saborear um pouco. Particularmente prefiro fazer uso desse tipo de alimento apenas duas vezes por semana, pois é um alimento que pode ser dispensado. Isso fica de acordo com a preferência de cada tutor. Abaixo abordo os prós e contras desse alimento, confira!


Prós do mix de sementes e grãos:

Esse mix possui alguns alimentos com valores nutricionais consideráveis, como a soja, a ervilha e o grão de aveia. Esses alimentos são bastante nutritivos. A ervilha, por exemplo, é fonte de ferro, ajuda na digestão e fornece nutrientes e vitaminas que ajudam a manutenção da saúde óssea. Já a soja tem ativos anti-cancerígenos, antioxidantes, previne osteoporose e previne envelhecimento precoce. Também ajuda no funcionamento do intestino, por isso deve ser oferecida em pouca quantidade. 

Contras do mix de sementes e grãos:

Os contras, infelizmente, são maiores que as condições à favor desse alimento. A semente de girassol, item superamado pelos pequeninos, é super gordurosa e calórica. Seu excesso pode comprometer a saúde do Hamster, causando principalmente obesidade. Aliás, os machos (anões russos) são os mais propensos à esse problema. Já o amendoim, caso venha com fungos, libera uma aflatoxina que lentamente pode acabar sendo fatal e levar o bichinho à óbito. Esse alimento também possui alto teor de gordura. O ideal é que se ofereça o do tipo assado (sem sal, por favor!), e preferencialmente não dar no mesmo dia em que der as sementes de girassol. Caso a mistura que você comprou contenha feijão, remova-o também. O feijão, se não for cozido, libera uma toxina que com o tempo acaba levando a morte, e é tóxica até para humanos. Sempre verifique o rótulo desses alimentos, e não dê mix de sementes destinados a pássaros, pois o mesmo contém aditivos que apenas são benéficos para pássaros.

O maior vilão do mix de sementes e grãos: Milho

Infelizmente, todo milho que consumimos é do tipo transgênico. Recentemente foi realizada uma pesquisa onde cientistas comprovaram o estrago que o milho causa na vida de um roedor: Tumores. Os animais, infelizmente, na maioria dos casos não sobrevivem à esse tipo de doença. Confira a reportagem clicando aqui. O milho também pode conter as aflatoxinas, que são potenciais contribuintes para o surgimento de tumores. Além de ser gorduroso, o milho não traz nenhum benefício à vida dos roedores, por isso, assim que comprar suas sementes, remova-o totalmente da mistura. Geralmente o milho que vem nas misturas para animais são restos que não foram aprovados pra consumo humano, e por sua vez, vem carregado de fungos, o que também é super perigoso pro Hamster caso ele seja consumido. 

Fica o alerta e cabe somente a você escolher oferecer ou não esse tipo de alimento pro seu animal. Lembrando que o mix é pra ser dado apenas como petisco, ele não supre e nem dispensa o uso do Alimento Extrusado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...