Sei que alguns itens dessa nossa lista já foram falados aqui, mas achei essencial elaborar uma postagem com esse tema. Algumas pessoas não dão muita atenção pra pequena parte onde cito coisas proibidas, então esse texto é exclusivamente para esclarecer dúvidas quanto a coisas que podem ou não ser oferecidas.

Photo by raul9000 On Flickr

Alimentos proibidos: Frutas cítricas estão proibidas para a maioria dos animais. Sua acidez pode comprometer o estômago, a boquinha e etc. Não dê: Laranja, limão, acerola, abacaxi, pitanga, tangerina; cebola, alho. Tóxicos: batata, mandioca, sementes de maçã, alimentos para gato. Leia mais

Milho: Totalmente proibido, fica entre os tops da lista. Separei do tópico de alimentos proibidos pois achei imprescindível reforçar seu nível prejudicial. Deve ser removido da mistura de sementes do hamster, pois é conhecido por ser causador de tumores com seu consumo frequente. Todo milho que consumimos é transgênico, infelizmente, e esse tipo de milho é vilão dos roedores cientificamente comprovado. Ainda assim, não ofereça milho em nenhuma forma. Nem enlatado, fresco e muito menos o da mistura.

Tecidos e algodão: Em dias frios, não ofereça tecidos ou algodão, nem mesmo aqueles indicados para pets. Alguns hamsters são muito arteiros e irão roer, ingerir, e depois apenas processo cirúrgico irá auxiliar a remoção do material, pois o mesmo não é digerido, o que pode causar a morte do animal. Em alguns casos, o ham pode enroscar a patinha em algum fiapo de tecido e sofrer alguma fratura e até amputação. Para combater o frio, ofereça bastante papel higiênico neutro e ele vai adorar fazer um ninho quentinho, sem perigo caso coma o material.

Colas: Caso precise utilizar materiais que contenham cola (fita adesiva) ou colar, por exemplo, uma casinha de palitos, atente para o que você irá fazer. Use sempre cola branca atóxica por precaução, e se precisar usar uma fita adesiva, coloque em uma parte onde o hamster não alcance de forma alguma. Acredito que esse material não seja uma coisa não muito utilizada, mas fiquem atentos.

Perfumes, aerosóis etc: Esses animais são muito sensíveis a cheiro. Não coloque perfume neles, nem os pra animais. Não use forração com cheiro, não ofereça papel com cheiro e cor. Evite usar o perfume perto do alojamento deles, e aerosóis (principalmente inseticida!) então, passe muito longe!

Produtos químicos: Não utilize produtos químicos perto do alojamento e muito menos dentro dele. Evite ao máximo usar desinfetantes para limpar o alojamento, pois isso não é necessário. Você pode usar produtos seguros para fazer a higienização do ambiente. Leia mais

Pó de banho: Tão perigoso quanto a água. Um hamster não precisa de banho com nada, pois faz sua própria higienização lambendo as patinhas e esfregando-a pelo corpo. Independente de vendedores "experientes" te oferecerem o produto alegando ser seguro, ou de ter um hamster estampado no rótulo, fuja desse produto. Seus malefícios vão de alergias à entupimento da bolsa jugal, caso o hamster tenha a  ideia de guardar o pó pra "mais tarde"Leia mais

Espero que o post tenha sido esclarecedor, e que possa ajudar aos donos (de primeira viagem ou não) a prolongar a vida do seu animalzinho e não prejudicar a saúde dele de alguma forma. Até a próxima! :)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...