Possuímos apenas três tipos de hamsters no Brasil: O Hamster anão russo winter white, anão russo campbell e o Sírio. Hoje vamos falar um pouco do Sírio, o mais queridinho do mundo.

Photo by pyza* on flickr

Hamsters sírios são bem mais comuns por serem conhecidos como os mais dóceis e fofos. Sabemos que sempre tem exceções, mas é raro um hamster dessa espécie não ser fofo e um ótimo pet. Além de lindos, são super fotogênicos e dificilmente não nos arranca um "oooown"!

Eles vieram dos desertos da Síria, e por isso carregam consigo esse nome. Vivem até 4 anos se forem criados de forma correta e com uma boa alimentação, e medem cerca de 15 cm. São bastante resistentes, de temperamento fácil e são bastante dorminhocos. Dormem a maior parte do dia, às vezes um sono tão pesado que os donos acabam achando que estão mortos. É um comportamento totalmente normal vindo de um animal que tem hábitos noturnos. Por serem comuns de áreas desérticas, esses hamsters tem suas defesas contra temperaturas frias. Muitas pessoas já relataram perder um hamster dessa espécie devido a queda de temperatura, e isso realmente pode ocorrer. Acontece que eles entram em estado de hibernação, e muitas vezes o dono não toma conhecimento e acredita que ele tenha morrido. Só que procedimentos de reversão precisam ser tomados o quanto antes, pois esses animais já estão adaptados à forma como os domesticamos, e não acontece mais um preparo físico, imunológico ou emocional antes da hibernação, coisa que aconteceria se estivessem na natureza. Geralmente, mesmo acordando depois de uma hibernação, eles não conseguem resistir. Os donos olham e acham que o animal está dormindo, quando na verdade ele está num processo de hibernação onde não está se alimentando e nem bebendo água, o que resulta em um animal com fome, desidratado e fraco.

Photo by asakatrin on flickr

São popularmente conhecidos como "Hamster panda" ou "Angorá", o que na verdade provém de tipos de pelagem que esse animal pode apresentar. O panda nada mais é que um Sírio com marcações em preto, e o angorá é um com a pelagem longa. É bem interessante se informar mais sobre as cores e pelagens desses animais, existe uma variedade imensa, mas nem todas disponíveis em nosso país. Vale a pesquisa!

Se você escolheu ou ganhou um hamster Sírio, parabéns. São realmente ótimos companheiros, super carinhosos e retribuem o amor com sua forma tímida de ser. É um ótimo animal para se observar, delicado e muito cuidadoso. Em breve faremos mais postagens sobre espécies, fiquem por dentro! :)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...