A limpeza da gaiola precisa ser feita regularmente, como vimos na postagem sobre higiene dos hamsters. Mas você sabe a importância de desinfetar corretamente a gaiola e os objetos?

Photo by Rebecca Weeks On Flickr

Há muito tutor que prefere fazer a limpeza apenas com sabão e água. Está tudo bem, de preferência sendo sabão neutro. Pode ser usada a água morna (do chuveiro) pra dar um apoio na hora de mandar embora todas as sujeirinhas e bactérias presentes nas fezes e urina. A limpeza bruta vai de cada tutor, mas achamos imprescindível que seja feita. Listamos algumas dicas especialmente para você higienizar gaiolas e objetos corretamente!

Antes de tudo é necessário estar ciente de que o contato direto dos animais com fezes e urina é perigoso. Em casos mais complexos, esse contato pode terminar em uma infecção, micose ou alergia. Por isso, atente para todos os cantinhos da gaiola. Observe onde a forração gruda, pois ali pode ser o local onde seu hamster escolheu pra usar como banheiro, e provavelmente haverá uma grande concentração de urina e deve ser lavado com mais atenção. Você pode contar com o auxílio de uma escovinha dura (pode ser de dentes) para alcançar partes que são mais difíceis de lavar.

Para manchas de urina você pode contar com o Vinagre. Sabe aquelas manchas de xixi? É só colocar o vinagre em cima e deixar descansar um pouco, lavar normalmente e depois some, como mágica. O vinagre é bem interessante pois age como desinfetante natural não-nocivo, tem propriedades antimicrobianas, mata bactérias e microrganismos não desejados. Proteção máxima pra saúde dos nossos companheiros! E é um produto barato, que dura e pode ser usado sem medo de intoxicações.

Para os andares, se forem de plástico ou mesmo forrados com algum material plástico, você pode fazer uma solução de vinagre com água dentro de um borrifador, e borrifar nos andares, secando com a ajuda de um paninho limpo. Esse processo pode ser realizado sempre que o animal urinar nesses locais, como uma forma prática de manutenção, não precisando tirar tudo pra lavar.

Caso use sabão, dê preferência para o neutro. Melhor ainda se for detergente neutro. Nada com cheiro, pois pode irritar e também desenvolver alergias nos pequenos. São muito sensiveis, então é sempre melhor prevenir do que remediar. O uso do álcool e da água sanitária são dispensáveis, porém se optar por usar, tome bastante cautela. Enxague tudo muito bem com água corrente. A água sanitária deve ser totalmente removida, até sair o seu cheiro dos objetos. Ela é uma ótima aliada contra micose e fungo, onde o ambiente que o animal vive precisa ser tratado (ela é a única que mata esses "infratores"). Porém, se você tem um hamster saudável, o bom e velho vinagre já basta!

Não esqueça de passar um pano nas grades, lavar o bebedouro apenas com água corrente e auxílio de uma escovinha e secar muito bem todos os objetos antes de devolver o hamster para o lar. Tenha sempre uma toalha limpa apenas pra uso da higienização da gaiola, e lave-a sempre. Todo mundo ama uma casinha limpa e cheirosa. Aproveitem as dicas! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...