A nossa postagem de hoje fala sobre dúvidas que muita gente tem a respeito dos hamsters. Confira uma série de mitos inventados pela sociedade e fique por dentro das necessidades desse animal, para o bem estar desse pet super fofo que constantemente sofre preconceitos. 

Photo by h4nz on flickr

É verdade que pelos hamsters serem pequenos, não precisam de um alojamento muito grande?
Mito. O alojamento mínimo pra um hamster precisa de 60x40cm, se tratando de caixas ou aquários. Em termos de gaiola, não possuímos essas dimensões em nosso mercado, então dê preferência à gaiolas com espaço vertical. Esses pequenos animais necessitam de espaço para se exercitar, e é comprovado que em seu estado selvagem, eles podem percorrer longos 8km diários. O ideal mesmo, seria um alojamento com pelo menos 1 metro de comprimento, mas sabemos que isso é praticamente impossível. Então lembre-se que antes de pensar em ter um bichinho desses, você vai precisar fazer um bom investimento em uma gaiola espaçosa. 

Hamsters transmitem doenças, como leptospirose e hantavírus?
Mito. Hamsters não transmitem nenhum tipo de doença, e por isso não existem vacinas preventivas para esses animais. A leptospirose, por exemplo, é nociva para qualquer animal, mas hamsters não são hospedeiros desse tipo de doença. É claro que pode ocorrer de você pegar uma micose por contato com o seu hamster, mas pra isso você tem que ser negligente quanto a higienização do alojamento, consequentemente pegando uma doença que o hamster contraiu por responsabilidade sua. Já o hantavírus só é transmitido por ratos em ambiente silvestre que estejam portando o vírus, e só é transmitido para humanos se o mesmo ingerir a urina ou fezes do rato. Hamsters não são ratos, portanto, fique despreocupado.

É verdade que hamsters podem comer qualquer mistura de sementes e o que eu oferecer?
Mito. O hamster pode aceitar o que você oferece, mas existe uma lista extensa de coisas que você não pode oferecer para o seu animal. Misturas de semente, por exemplo, não carregam o valor nutricional que eles precisam consumir, pois esses animais tendem a comer apenas seu alimento predileto, deixando passar outros que complementariam a sua alimentação. Por isso, a base da alimentação precisa ser a ração extrusada. Não podemos esquecer do assunto já citado antes, sobre o milho ser causador de tumores.

É verdade que se os hamsters forem criados desde bebês juntos, podem viver no mesmo alojamento?
Mito! Isso serve tanto pros Anões, quanto pros Sírios. Nenhuma espécie é tolerante, por isso deve-se evitar manter esses animais juntos após os 21 dias de idade. Rola um boato pela internet e até mesmo em petshops de que os Hamsters anões podem viver juntos se acostumados um ao outro. Muito cuidado! Isso é mentira, mesmo que não se matem, eles vivem estressados e brigando. Inclusive, a fêmea é bem agressiva e pode matar o macho que se aproxima do seu território. Em estado natural, esses animais se alojam próximos uns aos outros, mas com espaço suficiente pra não se encontrarem nenhuma vez a não ser pro acasalamento. Não são animais de colônia, e por serem territorialistas, precisam manter-se afastados. Não é aconselhável nem aproximá-los em sua casa, pois o risco de uma briga inesperada é muito grande.

É verdade que hamsters anões são maus?
Mito. O temperamento de qualquer hamster depende da genética dos pais e do manuseamento do criador. Infelizmente, hamsters anões tendem a se estressar mais que os Sírios, mas não é incomum ver Sírios que mordem e anões que são mais calmos que anjos.

Hamsters não transmitem doença, então não precisam de veterinário?
Mito. Hamsters precisam de visitas periódicas a um Veterinário especializado em animais silvestres e exóticos, como qualquer outro animal de estimação. Se você não dispõe de tempo e dinheiro para fazer uma visita regular, estipule um tempo de 6 em 6 meses, por exemplo, para levá-lo para fazer um check-up. Isso não é totalmente necessário, mas é o mais recomendável. Saúde de hamster não é brincadeira, e alguma doença que venha ocorrer, pode deteriorá-lo em dias. Qualquer sintoma suspeito, não hesite em ir imediatamente ao veterinário. O Yahoo respostas e o Google não podem diagnosticar seu animal e nem tratá-lo. Conte com a experiência de um profissional que poderá te orientar, é melhor gastar 70R$ e confirmar que o seu animal está saudável, do que ficar em casa achando que não é nada e ver seu animal morrer por irresponsabilidade sua. Qualquer sinal de diarréia, perda de pelos, fraqueza ou falta de apetite, procure um veterinário o mais rápido possível.

Uma hamster no cio pode atrair ratos de rua?
Mito. Todos os animais tem um sensor que identifica os mesmos da sua espécie pelo cheiro. Ratos e hamsters não tem nada em comum além de serem roedores. Ratos são murinos, enquanto hamsters são cricetos. As características morfológicas dos dois animais são o suficiente pra identificarmos que não tem nada a ver um com o outro.

É isso, até a próxima postagem! Qualquer dúvida que tenham em relação a mitos populares, comentem essa postagem pra gente esclarecer tudo. ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...