O Hamster Anão russo é um bichinho muito popular. Dividem-se entre Anão Russo Winter White e Anão Russo Campbell, que são espécies diferentes, porém com muitas características em comum. Normalmente são conhecidos como Hamster Chinês, porém não possuímos exemplares de hamsters chineses em nosso país, pois não haviam sido introduzidos aqui antes da portaria 93/98 do IBAMA, que vetou a entrada de mais animais exóticos no país. E pros conhecedores de ambas as espécies, a diferença entre eles é notável!


Anão Russo Winter White. Photo by  Lovely Hamster

Os anões russos são muito inteligentes. São rápidos, astutos, geniosos. Ficam ativos a maior parte do tempo, diferente do Hamster Sírio, e geralmente criam uma rotina onde sempre acordam no mesmo horário para brincar e comer. São unha e carne com a rodinha, gostam de se exercitar e giram em uma velocidade incrível! Por adorarem correr e explorar, podem não ser o pet ideal para crianças ou pessoas que procuram um animal mais calmo.

Os “Russinhos” são conhecidos principalmente pelo seu tamanho pequenino e sua braveza. Muitos deles se acham bem valentes e gritam bastante, alguns até mordem. Mas é preciso salientar que nem todos são assim, e que as pessoas têm experiências diferentes. Existem hamsters que mordem e os que não mordem, independente da espécie, mas é mais comum com os Anões Russos do que com os Sírios. Algumas pessoas dizem que são pequenos monstrinhos, mas isso acaba prejudicando a imagem desses bichinhos que se tratados com paciência e dedicação, podem se tornar os companheiros mais leais e amorosos que você já teve.

Anão Russo Campbell. Photo by tina_6500 on flickr.

Os Anões russos são provenientes da Sibéria, e em muitos lugares são conhecidos como Hamster Siberiano. Possuem as patinhas peludas. Os Winter White levam esse nome por poderem ficar com a pelagem totalmente branca no inverno para se camuflar, e podem medir até 10 cm. Eles possuem apenas 2 variedades de cor e 2 padrões (Selvagem, Safira, Imperial e Pérola). Os Campbell podem medir até 12 cm e possuem uma extensa variedade de cores e padrões, mas infelizmente não temos todas disponíveis em nosso país. Normalmente os anões russos que possuímos são híbridos entre os Winter White e Campbell, e por isso nem sempre possuem a cor muito definida ou ficam brancos (no caso dos W.W). Eles possuem algumas diferenças entre si além do tamanho, mas normalmente é difícil pra quem não tem experiência no assunto conseguir identificar. Ambos podem chegar até 2 anos e meio, dependendo da genética e da qualidade de vida que o tutor oferecer.

Anão Russo Campbell Argente. Photo by julietvanree on flickr.

Tentar explicar como identificar um Winter White e um Campbell observando a morfologia deles não é um método muito prático. Antes de conhecer as espécies, em todos os lugares que eu pesquisava utilizava-se desse método na identificação. Qualquer pessoa sem muita experiência fica confusa. Ao passar do tempo arrumei uma maneira muito fácil de identificá-los, quando não é óbvio pela cor. Quer saber? Quando for tentar identificar, tem muitos fatores a se observar, e o primeiro é o tamanho. Às vezes por foto não fica claro ter noção do tamanho, então vamos lá: Além do tamanho, cores e padrões, eles tem diferenças notáveis em seus corpinhos. O Campbell é mais “redondo”, enquanto os W.W gordinhos ficam com “pneuzinhos” e bastante gordurinha espalhada. As orelhas dos Campbell é maior, está sempre atenta e é levemente mais inclinada pra frente, enquanto os W.W parecem sempre estar de orelha baixa, mesmo quando não estão. Outra coisa a se observar são os olhos. Enquanto os olhos dos Campbell estão curiosos, os do W.W parecem sempre estar pedindo um pouquinho mais de comida, no estilo “puppy eyes” ou “gatinho do Shrek”. Espero que tenha ajudado! Um beijo ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...