Você tem um hamster Chinês e quer saber mais sobre ele, e por isso está lendo essa postagem. Acertei? Porém eu tenho uma coisa pra te contar: Não possuímos exemplares de Chineses no nosso país. Como assim? Continue lendo que você vai entender do que estou falando e qual é a espécie do seu Hamster.

Hamster Chinês de cor Normal - Photo by Jorma McCracken on flickr 

Os Hamsters Chineses são frequentemente confundidos com os anões russos. Muitas pessoas que vivem no Brasil alegam ter um desses. O que elas nem podem imaginar é que essa espécie não chegou a ser introduzida no nosso país antes da Portaria 93/98 do IBAMA, que vetou a entrada de animais exóticos no país. Ninguém quis arriscar ser preso por portar um animal que custa tão barato, e criadores não pareceram despertar interesse em importá-los. 

Mas como surgiu essa confusão de nomes? Ninguém sabe, isso é um mistério. Até mesmo em países europeus e americanos eles são confundidos. 

O Hamster Chinês, apesar de seu tamanho pequeno, não faz parte do grupo de hamsters anões. É proveniente da China  e da Mongólia. Hamsters Chineses são animais de temperamento variável, podendo ser muito dóceis, às vezes um pouco bravos, e até mesmo tímidos. Costumam ser crepusculares como a maioria desses animais, porém podem ser vistos em atividade durante o dia. Vivem uma média de 2 anos e meio a 3 anos.

Black-eyed White - Photo by Schwepple on flickr

A diferença entre o Hamster Chinês e o Anão Russo é clara. Sua morfologia é muito diferente da dos Russinhos. Eles possuem um rabo maior que o comumente visto nos Hamsters domésticos, e esse é o seu maior diferencial. Podemos notar diferenças em seu tamanho, na sua pelagem e na sua morfologia num geral. Seu rosto é “meigo” e seu corpo é fino e alongado. 

O Hamster chinês, além da pelagem Selvagem/Normal, pode ser encontrado nas mutações Black-eyed WhiteDominant Spot.

Dominant Spot - Photo by Jorma McCracken on flickr 

Espero que tenha esclarecido todas as dúvidas, mas se restar alguma, sinta-se livre para tirá-la nos comentários dessa postagem. E vê se não sai mais por aí pagando o micão de dizer que seu hamster é Chinês, hein?! 

Beijinhos e até a próxima postagem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...