Muitos tutores de hamsters já devem ter lido ou ouvido alguém falar sobre a "hibernação". Alguns acham que é mentira, mas outros acreditam pois já sofreram com isso. Nós do Lovely Hamster chegamos a comentar em uma postagem sobre o assunto, mas não entramos em detalhes e hoje vocês vão obter uma explicação mais exata do porquê isso ocorre e saber como agir caso isso aconteça.


Photo by igorslayerk on flickr

Hibernação é um processo que acontece com alguns animais na natureza. É uma forma de economizar energia, onde o corpo se adapta e o metabolismo fica lento, parando quase que completamente os batimentos cardíacos e a respiração. Dessa forma o animal entra em um sono profundo para atravessar dias muito frios quando a comida é escassa. Eles utilizam suas reservas de gordura consumidas nas estações anteriores como fonte de toda a energia que precisarão para sobreviver à temperaturas baixíssimas e frio rigoroso.  A hibernação em um hamster é muito diferente da hibernação de um urso, porém, ainda não foi encontrado um termo melhor para descrever o "torpor".

Normalmente são os Sírios que entram em processo de hibernação. Hamsters Anões são provenientes de lugares frios como a Sibéria, Mongólia e China, e estão teoricamente acostumados com as temperaturas negativas, mas isso não descarta a possibilidade. 

Quais motivos podem levar um hamster doméstico a entrar no estado de hibernação?

Existem alguns fatores que podem levar nossos hamsters a entrar em estado de hibernação. Uma delas é a mudança de temperatura brusca que ocorre em algumas regiões do país onde a maior parte do tempo é quente, e de uma hora pra outra pode até nevar. O organismo do animal se acostuma com a temperatura e acaba utilizando seus métodos naturais para sobreviver ao frio intenso e inesperado. É uma espécie de choque térmico.

Porém, esse não é um dos únicos motivos. Se você não cuida da saúde do seu hamster dando a alimentação  adequada, o sistema imunológico dele fica enfraquecido e ele não consegue resistir às mudanças de temperatura. Um hamster doente também pode entrar em processo de hibernação, e nesses casos a temperatura nem precisa ter abaixado para que isso aconteça. É uma forma do organismo reagir para poupar a energia do animal até que ele se “recupere”.

Muito cuidado: Hibernação ou morte?

Hibernação é coisa muito séria e é sim um motivo para se preocupar. Caso você perceba que o seu hamster está dormindo mais que o normal, tente pegá-lo e avalie os seus sinais vitais. Tente abrir seus olhos e veja se o mesmo responde e se mexe. Se os batimentos cardíacos e a respiração estiverem muito lentos e fracos, você precisará agir rápido. Caso você não sinta-os e os olhos não se mexam quando você tentar abri-los, é mais provável que o animal tenha falecido.

O que fazer para reverter o processo de hibernação?

Caso seja constatado que o ham realmente está em processo de hibernação, você terá de agir rápido e com muita cautela. Nem sempre o animal deixa evidente que está respirando ou que seu coração está batendo, e isso geralmente acontece caso o processo de hibernação já esteja bem avançado. Tome as medidas citadas anteriormente para certificar que ele se encontra com vida.

A primeira coisa a ser feita é manter o hamster aquecido. Isso fará com que o metabolismo volte a funcionar normalmente. Você pode pegar uma toalha de rosto e envolver o animal, ou até mesmo deixá-lo entre as suas mãos, onde há grande fonte de calor não nociva. Você ainda poderá passar a toalha com o ferro de passar roupas, mas muito cuidado antes de colocar no animal: A temperatura precisa estar morna, caso contrário irá queimá-lo.


Photo by Lulu Witch on flickr

Depois de se certificar que o animal está se aquecendo, tente ver se os sinais vitais dele estão respondendo. Conforme você o aquecer, é bem provável que já se note a respiração e até mesmo que ele se mexa um pouco. Isso será um bom sinal. Mas se mesmo depois desse procedimento o hamster não responder, coloque-o envolvido na toalha de volta ao alojamento e vá para a cozinha.

Mantenha sempre o animal enrolado numa toalha e aquecido. Esse processo poderá demorar minutos ou até mesmo horas. Se você perceber que o hamster está vivo mas não responde, tente estimular ao máximo massageando-o e aquecendo o seu corpo, e leve a um veterinário de confiança.

Eletrólitos ajudarão o seu hamster a se recuperar após um choque como este, e você pode oferecer Pedialyte ou Gatorade em uma seringa quando ele acordar. É essencial evitar que o seu hamster desidrate em um momento delicado como este.


As primeiras horas de observação são essenciais

Muitas vezes mesmo que o animal saia da hibernação, ele não consegue resistir. Isso ocorre quando ele fica muito tempo em estado de hibernação ou quando o tutor não o estimulou direito. Quando está nesse processo, o animal está faminto, desidratado e desnutrido, pois seu corpo não se preparou para ficar dessa forma, e ele não consumiu gordura suficiente para sobreviver. Ele estará fraco, por isso tente sempre alimentá-lo e ofereça proteína animal e até mesmo uma gota de Roevit em seu dedo para que ele possa lamber e isso o ajudará a se fortalecer. É muito importante manter o seu pet bem nutrido para evitar esse tipo de coisa. 

Depois do processo de hibernação, se dedique a observar o seu animal e veja se ele come. O mais recomendado é levar ao Veterinário para uns exames. Faça o possível para que ele beba água e se alimente corretamente. Se necessário, alimente-o com papinhas fortalecidas. 

Como evitar

Como já disse acima, nutrição é uma das coisas essenciais. Leia atentamente nossa postagem sobre alimentação e não deixe de oferecer a ração correta, a proteína e os vegetais. Outra coisa que pode ser feita é sempre deixar o animal protegido contra correntes de ar. No inverno ou em dias mais frios, ofereça papel higiênico neutro para o seu hamster se aquecer. Todo cuidado é pouco, pois além da hibernação, o seu hamham também pode acabar resfriado

Se isso não estiver ajudando muito e a temperatura estiver muito abaixo do normal, você pode passar uma toalha ou camisa e enrolar para ela se manter aquecida, e colocar em um canto da gaiola do hamster, pelo lado de fora. Assim ele sentirá o calor e vai ficar próximo a essa fonte para se aquecer. Faça isso quantas vezes for necessário. 

Um hamster “morto” escava seu túmulo e volta para casa


Segundo o jornal The Sun, o animal de 4 anos chamado Rhino foi enterrado no jardim após seu tutor, Dave, tê-lo achado frio e endurecido em sua gaiola. No dia seguinte o hamster foi visto correndo no jardim pela sua vizinha, que fez uma ligação: “Encontrei seu hamster fugindo e o peguei!” “É impossível. Nosso hamster está morto!” disse Dave.



Dave e sua família ficaram perplexos, porém felizes. Eles correram para o jardim e verificaram que o hamster tinha mesmo escavado o local e saído. Depois do milagre que aconteceu na Páscoa de 2012, eles decidiram chamar o hamster de Jesus. “Ele é uma pequena alma corajosa e parece pouco afetado por ter sido enterrado”, disse Dave ao The Sun.


Espero que vocês tenham gostado e entendido tudo. Qualquer dúvida é só nos escrever ou comentar essa postagem. Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...