Se comunicar com o seu hamster não precisa ser uma tarefa difícil. Na verdade é bem mais simples do que pode parecer. Você pode entender o que o seu hamster quer e sente observando seus movimentos. Continue lendo e aprenda a entender o seu hamster e evitar situações desagradáveis.

Photo by locomon on flickr


1. Furtivo

Um hamster com comportamento furtivo na gaiola não quer necessariamente dizer que o hamster está roubando, mas ele está lhe dizendo que tem alguma coisa errada.

Muitas vezes, quando sente dor, um hamster pode arquear suas costas e ficar encolhido”, diz Kerry Kraemer, Veterinário do Blum Animal Hospital, em Chicago. “Ele também pode ficar agitado, e, possivelmente, mostrará dificuldades em ficar confortável. Se você observar este tipo de comportamento, certifique-se de lidar com o hamster com cuidado, pois se estiver sentindo dor o animal poderá morder.” 

2. Acenando

Sabemos que quando os hamsters ficam curiosos eles costumam explorar o ambiente sobre as patas traseiras. Hamsters não têm boa visão, e com isso acabam usando seus outros sentidos como o tato, paladar e olfato para descobrir novos horizontes.

3. Eu não consigo levantar!

Letargia e dificuldades em se movimentar podem indicar doença, e talvez seja a hora de consultar um veterinário”, diz Daniel Henry Johnson, Veterinário da Clínica Avian and Exotic Care, Carolina do Norte.

4. Soterrado

Hamsters gostam de construir tocas para dormir e esconder sua comida. É uma atividade completamente normal e acontece com frequência. Quando estão dormindo podem se assustar facilmente caso não sejam acordados antes de serem tocados, o que pode terminar com um beliscão ou até mesmo uma mordida.

Photo by Germán de Stefano on flickr

5. Gritinhos

Hamsters gritam quando estão assustados ou agressivos”, diz Jeffrey Jenkins, Veterinário da Clínica Avian & Exotic Animal, de San Diego. “É um aviso. Deixe-o em paz ou esteja preparado para as conseqüências!” 

Gritar não é a única maneira de demonstrar medo. Muitas vezes os hamsters uma adotam uma postura estranha, deitando-se de barriga pra cima e batendo os dentes, pra dizer que estão com medo e querem que você se afaste.

6. Implorando

Quando hamsters ficam sobre suas patas traseiras e juntam as patas dianteiras pode parecer que estão implorando por algo, mas na verdade estão vigilantes. Vigilância, por sua vez, pode se tornar agressividade. Por mais que ele esteja super fofo, mantenha a distância para não correr o risco de ser mordido.

Photo by igorslayerk on flickr

7. De boca aberta

Um hamster bocejando pode significar que ele está com sono ou estressado”, diz Byron, Veterinário.

Bocejar também pode indicar o comportamento agressivo. O bocejo é frequentemente visível em hamsters agressivos, estressados ou sonolentos. A melhor atitude a tomar quando você vir o seu hamster bocejar é deixá-lo sozinho. Aguarde até que ele termine e avalie a linguagem corporal antes de manipulá-lo.”

8. Congelado

Uma coisa que os hamsters são especialistas de verdade é o congelamento. É quando eles ficam numa mesma posição por alguns (ou muitos) minutos, com as orelhas atentas e o corpo completamente imóvel e que não responde ao nosso toque. Quando hamsters ficam em uma posição “congelada” significa que algo  lhe despertou interesse e que sua atenção está totalmente voltada para isso.

Photo by oldmanpete^ on flickr

9. Spa

Hamsters adoram se limpar tranquilamente. Assim como você não gosta de ser interrompido enquanto se arruma, os hamhams também não gostam. 

Se você ver que o seu hamster começou a se limpar de repente, pode ser que ele esteja se sentindo ameaçado. Porém, essa não é a unica possibilidade.

Hamsters normalmente gostam de se limpar, mas a limpeza excessiva pode indicar problemas de pele como parasitas, ou de pelo sujo, como ocorre quando há diarréia”, diz Johnson. 

10. Cheira cheira!

Hamsters têm duas formas de farejar: Uma é longa e profunda e a outra é contínua. Farejar continuamente significa que o hamster quer saber mais sobre o lugar em que vive e o que está acontecendo ao seu redor, e isso acontece frequentemente. 

Já a forma longa de farejar é semelhante à forma contínua, porém tem um propósito diferente: ela ocorre quando o hamster está investigando um lugar desconhecido. Um hamster nunca vai cheirar a sua gaiola dessa forma, pois ela já é familiar para ele. Ele vai farejar profundamente quando encontrar algo estranho, como uma fresta onde não consegue passar. Essa é a forma do hamster conhecer mais do lugar sem necessariamente explorá-lo.

11. Ranger os dentes

Quando um hamster range os dentes, é muito provável que isso signifique que ele está com fome e procurando por comida”, diz Kraemer. 

De uma perspectiva médica, o ranger dos dentes - bruxismo - é seguido de baba e uma diminuição no apetite ou anorexia, e isso pode ser uma indicação de dor. Pode-se cuidadosamente inspecionar os incisivos do hamster para verificar se não há crescimento excessivo, danos ou desgaste incompleto”. 

12. Beliscar

O ato de beliscar se dá quando o hamster mordisca a pele, geralmente das mãos do tutor, porém sem muita força. Hamsters podem dar beliscões quando querem a sua atenção ou quando estão incomodados. Pode acontecer durante o manuseio, quando ele quer que o soltem para explorar o ambiente. Beliscar também pode dizer que o seu hamster está cansado e não quer ser perturbado. De qualquer forma, dê a ele o que quer. Você pode brincar com ele numa outra hora.

13. Orelhas para trás

Hamsters são muito curiosos. Eles constantemente exploram tudo o que podem. Quando fazem isso, suas orelhas ficam para cima e atentas. Portanto, se você vir um hamster com as orelhas para trás isso pode significar “encrenca”.

Photo by pyza* on flickr

Esse artigo foi traduzido do original “The Language of Hamsters”, de Erika Sorocco. Espero que vocês tenham gostado e que comecem a entender mais os seus dentucinhos. Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...