Você sabia que a família dos hamsters tem algumas outras espécies bem diferentes e que algumas delas não foram totalmente domesticadas? Dê uma lida nesse post e veja que lindos são os hamsters “selvagens”!


Hamster Europeu (Cricetus cricetusO Hamster Europeu ou hamster “comum” é fisicamente bem parecido com o hamster Sírio. Porém, o Europeu é cerca de quatro vezes maior, podendo chegar ao tamanho de um porquinho da índia! O Hamster Europeu é facilmente reconhecido pela sua barriga preta. Sua expectativa de vida varia de 1 a 4 anos, tendo até quatro ninhadas de seis filhotes por ano. Embora esteja ameaçado de extinção, ele ainda pode ser encontrado em alguns países europeus, e é comumente visto em áreas agrícolas. Alimenta-se de gramíneas, grãos, legumes, insetos e até pequenos vertebrados. Apesar de ser um hamster agressivo, algumas pessoas o tem como pet.

Hamster Chinês Listrado (Cricetulus barabensis O Hamster Chinês listrado é um espécie de hamster anão com cauda média. Ele é bem parecido com seu primo Hamster Chinês. Um adulto dessa espécie pode chegar até 10,5cm, e sua cauda mede cerca de 35mm. É encontrado em locais áridos e até mesmo semi-desérticos do norte da Ásia, Sibéria Ocidental, Mongólia, China, Rússia etc. Alimenta-se de grãos, legumes e insetos. Pode ter até cinco ninhadas de dez  filhotes ao ano. Essa espécie hiberna no inverno, voltando às atividades em fevereiro e começando os ciclos de reprodução em abril. 

Hamster de Eversmann (Allocricetulus eversmanni)  –  O Hamster de Eversmann é um animal belíssimo. Possui o pelo castanho, olhos negros e mede cerca de 15cm. Distribui-se pela Rússia, Cazaquistão e norte da China. Também habita estepes e áreas semi-desérticas. É um animal territorialista e de natureza solitária. Alimenta-se de grãos, insetos, pássaros, moluscos e até lagartos e outros roedores. Hibernam durante o inverno. Pode ter até quatro ninhadas de seis filhotes ao ano.

Hamster de Cauda Longa (Cricetulus longicaudatus– Esse hamster é do tipo “ratlike”, por ter a cauda maior que o comum em hamsters. O pouco que se sabe sobre esse pequeno roedor é que habita matagais, montanhas rochosas e estepes da China, Cazaquistão, Mongólia, Rússia. Ocupa tocas rasas construídas sob rochas que se estendem horizontalmente sobre a superfície. Alimenta-se de sementes e insetos. Tem pelo menos duas ninhadas de nove filhotes por ano. 

Hamster Armeno ou Anão Cinza (Cricetulus migratorius– O Hamster Anão Cinza mede entre 8 e 11cm e pode pesar até 38g. Ocorre comumente no Afeganistão, Azerbaijão, Bulgária, China, Índia, Irã,  Iraque, Israel, Jordânia, Cazaquistão, Líbano, Moldávia, Mongólia, Paquistão, Romênia, Rússia, Síria, Turquia, Ucrânia etc. Habita áreas rochosas e semi-desérticas, embora atualmente possa ser encontrado em jardins, áreas agrícolas e até mesmo em casas, chegando a ser mais populosos que os camundongos em determinadas áreas. Se alimenta de raízes, brotos e sementes. Dizem que sua mordida é dolorosa!


Hamster Sokolov (Cricetulus sokolovi– O Hamster Sokolov já foi listado como Hamster Chinês listrado, porém as espécies foram separadas por terem várias diferenças em seus cromossomos, pelagem etc. Seu pelo é cinza com uma tonalidade acastanhada, com uma faixa escura que se estende desde a parte de trás do pescoço até a sua cauda. Esza faixa é mais vista nos mais jovens e desaparece com a idade. Mede de 7cm a 11cm e vive em tocas construídas sob arbustos. Habita áreas arenosas da Mongólia e da China. Produz até três ninhadas de nove filhotes por ano. 

Hamster Turco (Mesocricetus brandti– O Hamster Turco é nativo da Turquia, Armênia, Rússia e regiões próximas. Tem a aparência muito similar à do Hamster Sírio. Ocorre em campos e áreas agrícolas. Se alimenta de ervas, cereais e insetos. Essa espécie hiberna no inverno. Sua toca pode medir de 50cm a 2m de profundidade, e ele pode produzir até três ninhadas de vinte filhotes por ano. Os filhotes desmamam com três semanas e as fêmeas já são sexualmente ativas às oito semanas de vida. 



Hamster Ciscaucasiano (Mesocricetus raddei) – O Hamster Ciscaucasiano é nativo de áreas secas da Rússia e da Georgia. Também pode ser encontrado em áreas agrícolas e evita florestas fechadas e úmidas. É mais ativo ao entardecer e noite, e na primavera também tem hábitos diurnos. Mede cerca de 28cm e faz tocas profundas de até 1m com várias saídas. Hiberna de 4 à 6 meses. Alimenta-se de sementes, brotos e legumes, podendo estocar até 6kg de suprimentos. Pode ter até quatro ninhadas de vinte e quatro filhotes ao ano.

Existem outras espécies de hamster, porém são mais raras e achar fotos e descrição para elas é praticamente impossível. Por isso, trouxemos essas 8 espécies lindas para você que ainda não conhece nenhuma delas. Nós adoramos! Beijos, hamigos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...