O Hamster Roborovski é o menor de todos os hams domésticos. Espertinho e ágil, esse hamster é um dos queridinhos no mundo inteiro, por ser bonito e engraçadinho.


Císar, nossa querida estrelinha <3 bebê da Laisa - Lovely Hamster

Esse pequeno é oriundo da China, Rússia e Cazaquistão. Suas características se diferem dos outros hamsters anões porque ele não possui nenhuma listra dorsal. Seu pelo geralmente possui uma coloração arenosa, embora existam outras variações de cor. Seus olhos negros destacam-se na pelagem branca espalhada pela sua face, que inevitavelmente é comparada à sobrancelhas. Esse é um dos fatores que tornam esse pequeno roedor tão expressivo. 

Photo by Tomi Tirkkonen on flickr

Os “Robos” são os menores hamsters criados como pet. Na idade adulta chegam a medir entre 4,5cm e 5cm. São espertinhos, brincalhões e muito rápidos! O manuseio fica um pouco difícil pelo fato deles serem muito pequenos e bastante ligeiros para se locomover. Sendo bem cuidados podem viver até 3 anos.

São animais crepusculares, assim como todas as outras espécies, mas podem se adaptar facilmente à rotina do tutor. Às vezes, dependendo do animal, pode ser um pouco tímido, mas eles sempre têm muita energia pra gastar e observá-los pode ser muito bacana!

Photo by Pascale on flickr

Alguns tutores já relataram escapes de Roborovski pelas grades de gaiolas com espaçamento comum. A maioria é criada em caixas organizadoras ou grandes tanques, personalizados de forma que ficam muito atraentes para esse enérgico pet que adora se aventurar em grandes montes se serragem e escalando as grades. Curiosidade: Na natureza eles podem cavar túneis de até 6 palmos de profundidade! Uau!

Photo by Sam Noblett on flickr

Infelizmente o hamster Roborovski não está disponível no Brasil, porque assim como o Hamster Chinês, não havia sido exportado antes da criação da portaria 93/98 do IBAMA, que vetou a entrada de animais exóticos sem autorização no país. O que nos resta é ficar babando ou ir morar num país onde o Roborovski seja permitido ♥

Espero que tenham gostado do post e esclarecido suas dúvidas. Até!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...