Você precisa realizar algumas verificações físicas em seu hamster regularmente. Estar ciente de informações como peso lhe ajudará a identificar quando algum sinal de doença surgir. Certas medidas de precaução podem salvar vidas. Ao verificar algum problema, sintoma ou comportamento estranho, leve o seu hamster imediatamente ao veterinário.

Dentes

Os dentes do hamster devem ser verificados regularmente. Dentes com tamanho irregular ou com tamanhos diferentes devem ser desgastados no veterinário. Quando o dente de um hamster cai, ele ainda pode comer normalmente. Uma dieta com deficiência nutricional deve ser a causa do problema. Os dentes normalmente são amarelados, e os inferiores maiores do que os superiores.

Peso

Pesar o seu hamster regularmente é essencial. Desta forma, você detectará rapidamente uma perda de peso repentina. Como conosco, o peso deles também oscila durante o dia (cerca de 6g), por isso pese sempre no mesmo horário. Além disso, um hamster acima de 18 meses poderá perder peso como sendo um sintoma de idade avançada. Um Hamster sírio adulto poderá pesar entre 100 e 200 gramas, enquanto anão russo adulto poderá apesar entre 30 e 60 gramas. Com 6 meses um hamster já pode ser considerado adulto, notando-se ganho de peso até então, porém não é uma regra, já que alguns já estão completamente formados aos 4. Caso você note que o seu hamster perdeu peso muito rápido (especialmente se ele tiver com as fezes moles) procure ajuda veterinária imediatamente. Manter o histórico de peso do seu pet lhe ajudará a fornecer informações mais precisas para o seu veterinário.Tenha sempre uma balança digital de precisão ao seu alcance.

photo: christine black para lovely hamster

Nariz

Verificar o narizinho também é uma ótima ideia. Mais molhado que o normal? Existe secreção? Hamsters podem pegar resfriado facilmente, inclusive de você. Então nada de brincar até você estar curado! Corpo frio e espirros podem indicar resfriado ou alergia. Lembrando que não temos nenhuma forração completamente segura no brasil, por isso a frequência de problemas com maravalha e granulado de madeira (ambos de pinus) é ainda maior.


Olhos

Os olhos do hamster devem estar limpos sempre. Espécies como anão russo winter white estão mais propensos a infecções oculares, assim como hamsters mais velhos e com baixa imunidade.  Problemas oculares vão desde olhos lacrimejando a glaucoma.  A secreção ocular dos hamsters é de cor avermelhada por conta da porfirina, então nada de desespero porque os olhos do seu hamster não estão sangrando!

Unhas e pelos

Brinquedos de madeira que incentivam o seu hamster a cavar, consequentemente auxiliam no desgaste das unhas. Se as unhas se encontram muito grandes, o ideal é levar no veterinário para aparar. Unhas compridas causam dor, dificultam a locomoção e podem agarrar nos objetos.

Um hamster mais velho poderá perder pelos facilmente, além de ficar com a pelagem mais ralinha. No entanto, um hamster jovem com perda de pelos é um indicativo de que algo está errado. Sabemos que hamsters podem contrair sarna, micose e alergias de pele, além de que uma dieta inadequada e nutricionalmente pobre poderá causar ser a causadora dessa perda. O ideal é fazer uma raspagem no veterinário para verificar se não há contaminação por ácaros e então fazer o diagnóstico e tratamento corretos.

Pele

Tal como a perda de pelos, pele irritada, descamando e/ou avermelhada pode indicar alergia ou ácaros. O médico veterinário precisa ser consultado. Local mais escuro e pelado perto dos quadris dos hamsters sírios, porém, se trata das glândulas odoríferas e é completamente normal.

Glândulas odoríferas

Como falamos no post das Glândulas odoríferas, as glândulas de cheiro dos hamsters podem ocasionalmente infeccionar. Você precisa verificar sempre para saber quando ela está normal e quando não.

Bumbum e partes íntimas

É muito importante verificar a genitália do seu hamster. Ânus com manchas escuras podem indicar fezes moles e irregulares, e isso precisa ser investigado por um veterinário. Esse tipo de excremento pode ser causado pelo excesso do mesmo alimento fresco, guloseimas ou até mesmo por uma doença grave. O hamster deve ser deixado apenas com o alimento seco e água. O estresse pode ocasionar em uma diarreia e consequentemente, o hamster poderá adquirir a doença da cauda molhada.

Hamsters fêmeas com qualquer tipo de vermelhidão ou secreção purulenta nas partes íntimas precisam ser consultadas com urgência. Isso pode ser um sintoma de piometra, uma infecção no útero comum e muito grave. A piometra muitas vezes é causada pelo uso da areia de gato sem peneirar. É importante saber os cheiros "naturais" da sua hamster para conseguir identificar quando algo está errado ao sentir um cheiro ruim diferente.

Caroços e inchaços

Verifique o corpo do seu hamster para ver se não existe nenhuma protuberância ou saliência. Hamsters são muito propensos à cânceres malignos e benignos. A detecção precoce de nódulos e sua remoção é vital para ajudar o seu hamster.

Consumo de água

Como os humanos, os hamsters podem desenvolver diabetes! Vale a pena conferir sempre a quantidade de água que o seu hamster está consumindo. A diabetes é muito mais provável em Campbells e Híbridos entre Campbells e Winter Whites, no entanto, qualquer espécie pode desenvolvê-la. Se você notar que seu hamster está bebendo muita ou pouca água, que urina demais ou de menos, dê mais atenção e se ocorrer mais de uma vez, você precisará pedir auxilio para o seu veterinário de confiança.

Parâmetros vitais dos hamsters

Batimentos por minuto: 310 - 480
Respirações por minuto: 40 - 110


Lembre-se: Os hamsters não tem tempo de sobra a partir do momento em que você nota algo de errado. Esperar "até quinta", "até semana que vem" só estará sentenciando a vida do seu pet. Hamsters, como muitos outros roedores, são animais predados em ambiente natural, e por isso, instintivamente, eles escondem os seus sintomas de doença para não parecerem uma presa frágil. Quando um sintoma está muito óbvio é a hora de correr, porque normalmente quando um hamster não tem mais forças para lutar e esconder aquilo, ele está nas últimas e não tem muita coisa para ser feita. Conhecer o animal de estimação, seu peso, seus costumes e comportamento são a sua ferramenta mais valiosa contra a morte.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...