Glândulas odoríferas ou "glândulas de cheiro" são pequenas glândulas presentes nos hamsters que muitas vezes assusta tutores novatos, e até mesmo alguns veterinários!

Photo by Pyza

As glândulas odoríferas diferem de espécie para espécie e de sexo para sexo. As glândulas dos hamsters sírios são bilaterais, localizadas nos quadris. Elas podem parecer molhadas às vezes. Em hamsters com pêlo longo é mais difícil vê-las. Já os anões (campbells, winter white e roborovskis) e os chineses possuem a glândula localizada localizada no meio da barriga.


Pesquisas sugerem que hamsters machos usam a secreção das glândulas odoríferas para marcar seu território. Segundo a Dra. Melissa Kling, veterinária de exóticos há 20 anos "As glândulas odoríferas são mais proeminentes nos machos do que fêmeas. Quando o macho está animado, ele lambe suas glândulas odoríferas até que toda a área esteja úmida. Ele também arranha e esfrega como se a área estivesse irritada."

Por alguma razão, a Mãe Natureza achou que deveria equipar os hamsters com glândulas odoríferas, além da habitual marcação com urina. Hamsters marcam seu território esfregando suas glândulas contra objetos. Eles também utilizam as glândulas para emitir um odor que sinaliza quando eles estão prontos para o acasalamento. Anões russos soltam um cheiro bem característico (de carniça) quando se sentem com medo ou ameaçados.


Glândulas odoríferas são perfeitamente naturais, peças normais do corpo hamster, no entanto, são muitas vezes uma fonte de confusão e preocupação para os proprietários de hamster novatos e até mesmo alguns veteranos.

O que exatamente é a glândula odorífera?

Para olhos distraídos, as glândulas podem se parecer com tumores. Muitos tutores de hamster não sabem que seu animal de estimação tem glândulas odoríferas e ficam preocupados quando as notam. "O que é essa área sem pelos? Socorro!". Na maturidade, estas glândulas tornam-se evidentes. O cheiro pode ser poderoso. A odor varia de hamster para hamster, e ele pode ser transferido para as mãos humanas, em muitos casos.

Como saber se a glândula do meu hamster está infeccionada?

Infelizmente, glândulas odoríferas podem infeccionar. Elas também desenvolvem tumores, que são quase sempre malignos. Isso é muito frequente com os anões. Hamsters mais velhos podem acometer-se a essas condições com mais facilidade. Assim, a preocupação com as glândulas odoríferas do seu animal não é totalmente injustificada.

Uma vez que cada animal é único, você deve aprender o que é 'normal' para o seu hamster - como as glândulas odoríferas aparentam e como é o cheiro. Assim, você precisa estar atento a qualquer mudança no odor ou aparência, e também no comportamento do seu hamster.

Sintomas de glândulas infeccionadas ou com tumores

Sintomas físicos: Inchaço ou inflamação na glândula, crostas, ulceração, vermelhidão, hemorragia, pus ou secreção.

Mudança no comportamento ou temperamento: Postura arqueada,  imobilidade, relutância em ser manuseado, mordedura, agressividade.

Se você perceber algum desses sintomas, você deve marcar uma consulta com o seu veterinário.

Dica: Você pode limpar as glândulas dos seus hamsters periodicamente para evitar acúmulo de crostas. É só usar um cotonete molhado em água morninha com algumas gotas de vinagre. Isso pode ser feito a cada 15 dias ou apenas uma vez no mês. Isso é mais necessário quando o hamster tem mais de 1 ano de idade, principalmente se for um anão russo do sexo masculino.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...