Você já deve ter se perguntado se hamsters podem tomar banho ou até mesmo deve ter visto algumas pessoas (irresponsáveis) ensinando a dar banho no hamster. A verdade é que hamsters são animais limpíssimos e não precisam ser banhados em água. Além do mais, se sua pele sensível e fina não for seca da forma correta, pode facilmente proliferar fungos, já que eles naturalmente possuem esporos em seu corpo.


Photo credit: Miss Shari on Visual Hunt / CC BY-NC-ND

Mas e se o pelo do hamster estiver sujo e oleoso?

Alguns animais podem ter pelos oleosos devido a genética comprometida, mas é aconselhável que procure seu veterinário para eliminar causas, como alimentação incorreta ou diabetes.

O banho de areia é indicado para esses casos, pois ele absorve a oleosidade e as sujidades que podem estar no pelo, incluindo manchas de xixi. É difícil acontecer do hamster se sujar com a própria urina estando em um alojamento adequado e devidamente enriquecido, mas pode acontecer.

O que é o banho de areia e como deve ser feito?

O banho de areia nada mais é que um dos enriquecimentos mais importantes no alojamento do hamster. O chamamos carinhosamente de "rolar à milanesa", pois hamsters anões amam rolar na areia. 😍



O banho de areia, além de ajudar a manter os pelos limpos e sequinhos, eliminam o estresse e divertem o hamster.

Ele deve ficar disponível no alojamento o tempo todo, possibilitando que o hamster o use sempre que desejar.

Qual é o produto certo para o banho?

Esqueça o pó de mármore ou cálcio vendido em petshops. Esse produto é altamente tóxico e pode causar diversas alergias na pele e no sistema respiratório.

Use a Areia de Quartzo Nº 00 - também conhecida como "Cascalho de Rio" - que fica na seção de aquarismo dos petshops. Ela é ótima para o banho, porque é bem fina e não tem poeira, portanto não expõe o hamster ao risco de alergias.

E se o hamster fizer xixi na areia?

Alguns hamsters irão usar a areia para fazer xixi. Sugerimos que você deixe disponível um banheiro com granulado higiênico de madeira ou areia sem cheiro para gatos. Se isto não funcionar, troque a areia de quartzo com mais frequência, pois ela não absorve líquidos.

Meu hamster sírio não gostou da areia, e agora?




Normalmente, os hamters sírios só escavam a areia. O fator mais provável para que ele não utilize a areia é o tamanho do recipiente. Nada de banheira de pássaros, o diâmetro do recipiente deve ser suficiente para ele entrar e conseguir escavar e rolar na areia com folga. Você pode utilizar a mesma lógica do tamanho da roda de exercícios para se basear na hora de escolher a tigelinha perfeita. Normalmente, um vidro desses conhecido como "baleiro" já é suficiente.



Gostou?
Compartilhe esse post com seus amigos 🐹💖

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...